História

HISTÓRIA DO CURSO

Em 2004, foi implantado, no então CEFET Bambuí, o Curso Superior de Tecnologia em Administração – Gestão de Pequenas e Médias Empresas, formando quatro turmas. Após a visita de reconhecimento, em 2006, o MEC sugeriu, já que o nome antigo não havia no recente Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos, que o curso passasse a se chamar Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, cuja nomenclatura foi rejeitada pelo Colegiado de Curso. 

Em 2008, os professores fizeram uma verificação de oferta e uma pesquisa de demanda na região para ver qual seria o curso mais aceito. Com base nessa pesquisa, em 2009, foi lançada a primeira turma do Curso Superior de Bacharelado em Administração, já no IFMG – Campus Bambuí. No mesmo ano, foi criado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD). Em 2011, foi formado o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e as primeiras coordenações específicas e comissões do curso foram criadas: coordenações de TCC, Estágio e Atividades Complementares; Comissão de Atividades Complementares (CAC), Comissão do Trabalho Interdisciplinar (Comissão do TID). 

Ainda em 2011, foi criado o Diretório Acadêmico do Bacharelado em Administração (DABA). Em 2012, foi criada a Coordenação do Laboratório de Empresa Simulada, após convênio realizado com o SEBRAE.

Em 2013, o curso atingiu importante marca, ao tirar nota máxima no ENADE (nota 5), acima de instituições como UFMG e USP. 

Em 2014, estão sendo implantados o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE) e a Biblioteca Setorial.

FUNCIONAMENTO DO CURSO

O Colegiado de Curso é o órgão que decide as questões mais importantes do curso, sendo formado por docentes da área e por representantes discentes e técnicos-administrativos. O Colegiado decide, por exemplo, pela aprovação ou não de solicitações de alunos e professores ou pela alteração do projeto pedagógico do curso.

A Coordenação do Curso é o braço executivo do curso, é quem executa os atos aprovados pelo Colegiado, com a ajuda das comissões, coordenações específicas e órgãos discentes. Também é responsável pelas questões operacionais que não precisam passar pelo Colegiado de Curso. É apoiada por um coordenador substituto ou vice-coordenador.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o núcleo pensante do curso e responsável pelas questões estratégicas do curso a médio e longo prazos e pela elaboração e alterações do seu projeto pedagógico. Vinculadas ao NDE, estão as comissões permanentes e as provisórias, que funcionam quando necessário.

As Comissões Permanentes e as Comissões Provisórias atuam no sentido de auxiliar o NDE, a Coordenação e o Colegiado de Curso a tomarem as suas decisões ou realizar funções específicas do curso. As comissões permanentes atuais são a Comissão de Atividades Complementares (CAC) e a Comissão do Trabalho Interdisciplinar (Comissão do TID). Já houve comissões provisórias para preparação do reconhecimento do curso, para vistoria do prédio do curso, entre outras.

As Coordenações Específicas são os braços executivos da Coordenação do Curso para funções específicas do curso. Atualmente, existem a Coordenação de TCC, a Coordenação de Estágio, a Coordenação de Atividades Complementares e a Coordenação do Laboratório de Empresa Simulada.

Os Órgãos Discentes são aqueles coordenados pelos estudantes e que contribuem para o funcionamento do curso. Atualmente, existem o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD) e o Diretório Acadêmico do Bacharelado em Administração (DABA).

Atualmente, o curso possui dois laboratórios: o Laboratório de Empresa Simulada, em parceria com o SEBRAE, e o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE), que também compreende a Biblioteca Setorial do curso.

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